O Lioz creme antigo é uma pedra calcária de cor creme e vénulas vermelhadas, com fundo irregular e elevada dureza.
O lioz creme antigo é uma pedra calcária utilizada sobretudo em projetos de decoração interior, para bancadas de cozinha. Esta também é utilizada em pavimentos e revestimentos interiores e fachadas ventiladas e pavimentos exteriores.
Polido
Efeito liso e brilhante realça a coloração dos materiais, assim como as suas características específicas (veios, grão, entre outros). Cria uma superfície totalmente plana, escorregadia quando em contacto com a água.
Amaciado
Acabamento liso, suave e plano, não brilhante com um contrate menos acentuado entre elementos. Destaca a verdadeira coloração dos materiais sem utilizar o brilho do acabamento Polido.
Bujardado
Antiderrapante e rugoso, é especialmente adequado para pavimentos e revestimentos exteriores. Este tipo de acabamento esbate ligeiramente a coloração dos materiais.
Escovado ou Envelhecido
Antiderrapante, não é liso ao toque sendo, porém, totalmente adequado para pavimentação. Superfície semi-rugosa e proporcionalmente mais suave do que o acabamento areado. Deixa transparecer mais a coloração original do material.
Areado
Antiderrapante e semi-rugoso, suficientemente plano, é também muito indicado para pavimentos. Acabamento menos rugoso do que o Bujardado e mais irregular ao toque do que o escovado.
Da mesma forma, deixa transparecer mais a coloração do material do que o Bujardado, mas menos do que o Escovado.
Flamejado
Produzido através da exposição a altas temperaturas, não é possível de aplicar a todos os materiais.
Suficientemente plano para pavimentação, embora com variações de relevo, apresenta uma face com espeto rugoso e ondulado. Produz efeitos únicos e superfícies anti-derrapantes.
Indicado para espessuras superiores a 2.0cm, possui uma maior utilização em áreas exteriores.
Família Petrológica
Calcário
Classe Petrológica
Rocha Sedimentar
Nomenclatura
Lioz
Local de Origem
Montelavar – Sintra – Portugal